sábado, 1 de maio de 2010

Quelóides

.

.
Quelóides são cicatrizes elevadas, tensas, que podem provocar dor ou coceira e crescem além das bordas da ferida ou da incisão. São freqüentemente vermelhas ou mais escuras que a pele vizinha. Os quelóides ocorrem quando o corpo, por um defeito de cicatrização, continua a produzir a proteína que dá resistência a cicatriz, o colágeno, depois que uma ferida cura.

Esta lesão elevada, que cresce além do tecido da cicatriz no lobo da orelha é um quelóide. Foi removido deixando uma fina cicatriz.

Os quelóides podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais comuns sobre o toráx, lobos das orelhas e ombros. Ocorrem mais freqüentemente em povos africanos e asiáticos. A tendência de desenvolver quelóides diminui com a idade.

Os quelóides são tratados freqüentemente injetando um medicamento a base de corticóide diretamente no tecido da cicatriz para reduzir a aparência elevada e avermelhada, bem como a coceira.

Se o tratamento com corticóide for inadequado, o tecido da cicatriz pode ser cortado e a ferida ser fechada com uma ou mais camadas de pontos. Este é geralmente um procedimento ambulatorial, executado sob anestesia local e você deve ficar afastado do trabalho por um dia ou dois. Os pontos serão removidos em alguns dias.

Independente da habilidade do cirurgião e da correção do tratamento, os quelóides têm uma tendência de retornar, às vezes maior do que antes.

Quando isto acontece, o cirurgião pode combinar a remoção da cicatriz com as injeções de corticóide durante a cirurgia, e/ou a terapia de radiação. Outro tratamento possível é a compressão da área da lesão com uma placa de silicone por um ano ou mais. Mesmo assim, o quelóide pode retornar, requerendo procedimentos repetidos a cada ano.

Cicatrizes Hipertróficas

As cicatrizes hipertróficas são confundidas, freqüentemente, com os quelóides, visto que ambos tendem a ser elevados e avermelhados. As cicatrizes hipertróficas, entretanto, permanecem dentro dos limites da incisão original ou da ferida. Melhoram freqüentemente sem tratamento, em um ano ou mais. As vezes, necessitam de tratamento com compressão e aplicações de injeções de corticóide para abreviar este período.

Se o tratamento conservador não for eficaz, as cicatrizes hipertróficas podem, freqüentemente, ser melhoradas com cirurgia. O cirurgião plástico removerá o tecido adicional da cicatriz, e reposicionará a incisão de modo que se torne menos visível. Esta cirurgia pode ser feita sob anestesia local ou geral, dependendo da posição da cicatriz e do que você e seu cirurgião decidirem. Injeções de corticóide durante a cirurgia e em intervalos de até dois anos mais tarde podem ser necessários para impedir que a cicatriz se torne elevada novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário